O que é?
O lipofilling, também conhecido como enxerto de gordura ou transferência de gordura, é um procedimento cirúrgico utilizado para melhorar contorno corporal, preencher depressões ou rejuvenescer certas áreas do corpo. Ele envolve a extração de gordura de uma área do corpo, preparação e, em seguida, infiltração noutra área para realçar o volume ou a forma.
Quando está indicado?
Os homens podem procurar o lipofilling da área peitoral e deltóide para realçar a aparência masculina do tronco superior.
Esta cirurgia está indicada para quem pretenda uma aparência mais musculada e definida no peito e ombros, especialmente se estas áreas são resistentes ao aprimoramento por meio de exercício físico e dieta. Também está indicada para a correção de assimetrias, tanto secundária a malformações congénitas, como secundárias a traumatismos.
Como é realizado o procedimento?
O lipofilling envolve três etapas principais: a colheita da gordura, o seu processamento e a sua aplicação noutra área corporal.
A gordura é geralmente obtida pela lipoaspiração de áreas do corpo onde é abundante, como o abdómen, flancos ou coxas. A sua extração é feita usando pequenas cânula com as incisões colocadas em áreas praticamente imperceptíveis. A gordura é então processada para remover impurezas, excesso de líquidos e células adiposas danificadas. A gordura processada é então cuidadosamente infiltradas nas áreas desejadas, neste caso, nos músculos peitorais e deltóides. A aplicação da gordura é realizada de forma precisa e em diferentes camadas de forma a alcançar um aumento natural tanto em volume como em definição.
Pode ser combinado com outras cirurgias?
O lipofilling pode ser combinado com outros procedimentos como parte de um plano de contorno corporal mais abrangente. Por exemplo, pode ser realizado juntamente com a cirurgia de ginecomastia ou com outras cirurgias como o Bodysculpting.